A Microsoft pode estar se preparando para expandir ainda mais sua estratégia de multiplataforma, desta vez com foco no futuro console da Nintendo. Segundo o jornalista Tom Warren, do The Verge, a empresa está desenvolvendo versões de seus jogos exclusivos para o Nintendo Switch 2.
A nova abordagem da companhia estaria conectada ao desejo de alcançar um público maior, levando franquias anteriormente atreladas ao ecossistema Xbox também para novas experiências em outras plataformas.
O que você vai ler neste artigo
Grande suporte ao Nintendo Switch 2
A crescente movimentação da Microsoft em direção à quebra da exclusividade de seus títulos tem sido cada vez mais evidente. Após a aquisição da Activision Blizzard por quase US$ 70 bilhões, a distribuidora norte-americana passou a distribuir títulos importantes, como Hi-Fi RUSH, Sea of Thieves, Forza Horizon 5e até mesmo o aguardado Doom: The Dark Ages, também para PlayStation 5. Agora, com o Nintendo Switch 2 no horizonte, os planos se ampliam ainda mais.
Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, já afirmou que a companhia pretende dar “grande suporte” ao novo hardware da Nintendo. Ele destacou que essa cooperação representa uma oportunidade única de alcançar novos públicos, sem abandonar a base instalada do Xbox. Assim, mais jogadores poderão experimentar títulos da Xbox Game Studios, independentemente da plataforma utilizada.
Oportunidade técnica com o novo hardware
Até o momento, o Nintendo Switch original recebeu poucos títulos das franquias da Microsoft. Jogos como Pentiment, Groundede os dois capítulos da série Oriconseguiram rodar sem grandes problemas no console híbrido, mas restrições técnicas impediram a chegada de jogos AAA como Gears 5ou Halo Infinite.
Com a evolução esperada no Switch 2, sobretudo em desempenho gráfico e suporte a tecnologias de renderização mais modernas, a Nintendo deve finalmente ter um console à altura de projetos mais exigentes. Fontes indicam que o novo aparelho terá desempenho superior ao do PS4 e do Xbox One, o que o torna compatível com versões nativas de diversos jogos já disponíveis nas plataformas da geração passada.
Lista de possíveis títulos em desenvolvimento
Segundo Warren, a Microsoft já estaria trabalhando em múltiplas versões de seus jogos para o console da Nintendo. Embora o jornalista não tenha revelado nomes específicos, a expectativa é alta para que títulos de franquias consagradas cheguem ao novo dispositivo. Alguns exemplos frequentemente citados incluem:
- Forza Horizon 5: aclamado simulador de corrida da Playground Games;
- Halo Infinite: mais recente capítulo da saga Master Chief;
- Gears 5: jogo de tiro em terceira pessoa com gráficos de ponta;
- Hi-Fi RUSH: jogo de ação rítmica amplamente elogiado pela crítica.
Além disso, o próprio histórico da Microsoft em ampliar a acessibilidade de seus jogos, levando-os a plataformas como Android, iOS e até televisores via nuvem, reforça essa linha de ação mais aberta para o futuro.
Rumores se tornam parte de uma estratégia maior
A suposta chegada desse catálogo ao Nintendo Switch 2 não seria isolada. Em anos recentes, a Microsoft mudou radicalmente sua filosofia, deixando de lado a tradicional visão de exclusividade de hardware. A aquisição de estúdios como a Bethesdae da própria Activision Blizzardfez com que a companhia abraçasse o conceito de serviços e alcance global como novo eixo do crescimento.
Isso se conecta também ao fortalecimento do Xbox Game Pass, que visa distribuir jogos através de assinatura, independentemente da plataforma. Trazer títulos para o Switch 2 ampliaria o público potencial e poderia, inclusive, atrair usuários ao ecossistema da Microsoft via modos alternativos de monetização.
Apesar de ainda não ter havido anúncio oficial por parte da Microsoft ou da Nintendo, o interesse mútuo entre ambas as partes em colaborações já é uma realidade prática. A receptividade do público e o avanço técnico do novo console da Nintendo devem ser os elementos-chave para viabilizar esse novo capítulo na indústria dos games.
Leia também:
- Conheça o Xbox Series X: Especificações e novidades
- Jogos de PC ganham força com declínio da receita de consoles da Microsoft
- Microsoft muda atualizações para enfrentar desafios do Windows 10
- Microsoft planeja criar companheiros artificiais personalizados
- Phil Spencer e o futuro das adaptações de jogos da Microsoft
- Tudo sobre a Microsoft: história, principais produtos e curiosidades
- Tudo sobre o Xbox 360: história, jogos e recursos
- Tudo sobre o Xbox One